.

.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Teste da Orelhinha

A partir do quinto mês de gestação o bebê começa a ouvir o som da voz da mamãe. É através da audição que as crianças desenvolvem a linguagem, de forma que qualquer perda auditiva, mesmo que pequena, a impede de receber as informações sonoras essenciais para a aquisição da linguagem. 

Por isso, recomenda-se realizar o teste no primeiro mês de vida, para detectar precocemente perdas auditivas que possam afetar o desenvolvimento de linguagem. O fonoaudiólogo é o profissional que realiza o exame.

Durante o teste é colocado um pequeno fone no ouvido do bebê. O aparelho emite um som fraco, que viaja pela cóclea e faz movimentar os cílios das células ciliadas, as quais emitem uma resposta que é registrada pelo aparelho. O exame é realizado com o bebê dormindo, é indolor, não tem contraindicações e dura em torno de 5 a 10 minutos. 


Ressalta - se que as alterações auditivas, quando não diagnosticadas precocemente, podem comprometer no futuro o aprendizado escolar da criança, bem como afetar sua qualidade de vida e socialização. Mas atenção! Caso não haja uma resposta no teste da orelhinha é preciso fazer o reteste, para analisar se em um segundo momento ocorre uma resposta.

Às vezes a criança tem audição normal, porém, na hora do teste, pode ocorrer a presença de vérnix (secreção que permanece no canal auditivo de alguns bebês logo após o nascimento). Se no reteste novamente o bebê não responder ao teste, é encaminhado para exames complementares.

E aí, mamãe, seu filho já fez o teste da orelhinha?


Nenhum comentário:

Postar um comentário