.

.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma ciência que tem como objetivo pesquisar e estudar os métodos e técnicas de prevenção e terapia realizadas na comunicação oral e escrita, audição, voz e deglutição, sendo extremamente útil ao desenvolvimento do ser humano.
A  fonoaudiologia traz benefícios ao desenvolvimento infantil, porque engloba o desenvolvimento (motor, oral, cognitivo e lingüístico) normal e patológico da criança, que são noções importantes para a estimulação correta em cada idade. Além disso, auxilia na prevenção do aparecimento de problemas que possam surgir e no tratamento precoce de um bebê. 


Através de avaliações com técnicas especializadas se detecta a etapa do desenvolvimento que o bebê ou criança se encontra.  A partir da avaliação, se necessário, pode-se iniciar o atendimento fonoaudiológico com o objetivo de estimular as funções não adquiridas detectadas na avaliação. Nesta fase, os pais são orientados em como lidar com o problema encontrado e a forma na qual eles irão auxiliar durante todo o processo de aquisição e/ou reestruturação funcional.  
Além disso, o profissional de fonoaudiologia pode atuar também na melhora da coordenação respiratória e sua funcionalidade. Muitas crianças apresentam respiração oral não benéfica para a sua saúde, seu desenvolvimento e seu processo de aprendizagem.

A fonoaudiologia pode atuar tanto com bebês, como em criança, adolescentes, adultos e idosos.  Nestes casos, podem aparecer alterações, que prejudiquem a funcionalidade da voz, respiração, mastigação, expressão facial, linguagem e deglutição (engolir).

Terapias fonoaudiológicas são extremamente úteis também a pacientes com síndrome de down, deficiência mental, paralisia cerebral, psicose infantil, alterações respiratórias (asma), câncer de laringe (pré e pós cirúrgico), miopatia mitocondrial, esclerose múltipla, deficiência auditiva, fissura lábiopalatino e queimaduras de cabeça e pescoço e em avaliações audiológicas, pós cirúrgicos de desconecção laringo traqueal.


Nossa experiência engloba a prevenção, habilitação ou reabilitação das funções vocais, respiratórias,  mastigatórias, atos de deglutição e fala, visando o equilíbrio miofuncional, com o enfoque na melhoria das condições de vida. Possuímos uma experiência diferenciada no atendimento personalizado a crianças com os mais variados diagnósticos:
  • Atraso no desenvolvimento neuropsico-motor, com necessidade de estimulação precoce;
  • Distúrbios de linguagem, atuando com a técnica de comunicação suplementar e alternativa;
  • Alterações vocais;
  • Atraso na aquisição de linguagem;
  • Disartria, dislalias, disfemias, disfluências, dislexia;
  • Alterações miofuncionais orais;
  • Adequação das funções reflexo vegetativas da mastigação, deglutição e respiração.

·          

Nenhum comentário:

Postar um comentário